terça-feira, 1 de junho de 2010

A taça do mundo é nossa?

    Muito se fala atualmente do grande mundial de futebol que está para acontecer ainda nesse mês na África do Sul. Esse grande torneio é tido pelos sul-africanos como algo esperançoso, na esperança de pelo menos uma vez na vida terem os olhares voltados para si próprio. Na esperança de observarmos a luta diária dos milhões de cidadãos que convivem diariamente com diversas dificuldades sociais, e de uma certa forma, ampara-los. Mas diferentemente do que se esperava, todo o mundo passou a admirar as belezas sul-africanas, não as belezas culturais e significativas para os nativos, mas as belezas construídas para a Copa, os belíssimos estádios, os investimentos em grandes hotéis para receber os turistas e etc.
    As dificuldades enfrentadas pela maioria das pessoas ainda perduram, o sofrimento é banal, e disso nada se fez; os espectadores, que estão do lado de fora, usam aquele jogo do "positivismo descarado", é querer não enxergar os fatos. Como se pode receber milhões de pessoas de todo mundo em grandes hotéis de luxo se o os próprios africanos permanecem vivendo em circunstâncias desumanas, tendo de lutar diariamente contra dificuldades como a AIDS? E aliás, os próprios sul-africanos, que trabalharam dignamente na construção da copa, mal receberam seu salário, pois a verba do país é pouca, já que parte dos investimentos vai dos organizadores e parte do país-sede, e, mal assistirão aos eventos, não terão acesso aos jogos, não participaram da grande festividade. E se participarem, será apenas uma pequena parcela, que estarão de fachada fazendo gosto aos outros países.
    O Brasil, não se apresenta diferente dessa realidade, tudo é festa se é para falar da copa. A grande e belíssima copa, está em favorecer as classes sociais mais baixas, prestando serviços na área da educação, saúde, desenvolvimento econômico e etc. Ai sim, teremos orgulho do nosso país, não por apenas ganhar um mundial de futebol, do que vale isso? Mas de ter um Brasil digno, justo e ideal para todos.

3 comentários:

  1. Pra mim não importa se o Brasil ser eliminado de primeira, ou ganhar a copa. O importante é que ele TAVA na copa, independente de tudo. E as pessoas tem que se orgulhar MESMO disso. O Brasil é elogiado pelo mundo todo. Do que reclamar?




    http://wellitscool.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Brasil ao mesmo instante que é elogiado pelo mundo todo, por outro há crises internas, parte população é ignorante: se preucupa unicamente com assuntos banais referentes ao país. Copa do mundo é bom? É claro que é! Mas não adianta de nada, ter a melhor seleção de futebol do mundo, exibindo-se aos outros países se não somos um país ideal e justo para todos?

    ResponderExcluir