quarta-feira, 27 de outubro de 2010

bota mão na cabeça que vai começar o vestibulation-tion-tion

aiai, aos poucos estou me dando conta que jájá vem o vestibular! na cidades de vocês por esse brasiw-de-meu-Deus-a fora, eu não sei. BUUUUTTT, aqui em Pernambuco o vestibular da universidade estadual, a UPE, é de modo se-quen-ci-al. 
Tipo, no 1° ano do ensino médio fazemos uma prova no final do ano com todos conteúdos vistos no primeiro ano, no segundo ano e no terceiro ano também. É o chamado SSA - Sistema Seriado de Avaliação. No final eles somam as notas de cada ano e tiram a média. Então, posso dizer que já vou fazer vestibular nesse find ano. E isso sinceramente me assusta

Por mais que os professores - parte deles - sigam naquela linha de raciocínio de que estudar&relaxar é o melhor caminho, não me sai esse medo da cabeça! O vestibular é sim esse-bicho-de-sete-cabeças, que tem como principal objetivo atormentar a vida dos adolescentes! Não digo esse vestibular seriado/sequencial, BBBUUUTT o tradicional, uma prova fria, cheia de erros, cheia de injustiças... 

Há métodos muito mais inteligentes de identificar o grau de conhecimento do estudante. 
O ENEM por exemplo, por mais que haja todos esses velhos problemas que já conhecemos, é uma prova inteligente. 
Tipo, nós alunos podemos achar uma #putafaltadesacanagem misturar lingua portuguesa com física! Nossa... BUUUUTTT, é assim que vamos nos deparar daqui pra frente. Não pense que os mais variados problemas&situations que vamos enfrentar lá fora serão divididos em máterias; a vida é só uma e o conhecimento é um só. Isso é que é cobrado. E isso é o certo.


Além do mais, o ENEM faz o aluno sempre estar se atualizando. Dos mais variados assuntos do dia-a-dia. E isso pelo menos para mim é vergonhoso. Tipo, o próprio sistema força o adolescente a ler. 
É nós que deveríamos tomar iniciativa. 
Nós o forçamos a criar um sistema como este. Não adianta reclamar..
O Enem, diferentemente dos outros sistemas de avaliação, é um sistema inovador, sim. Trata o adolescente não como um simples aluno, forçado a decorar, mas como um cidadão, ele avalia o nível de vivência, seu do nível crítico. E disso, é daqui pra melhor!


os meus filhos serão da época em que basta um exame neurológico para analisarem todo conhecimento, sem precisar das enfim ultrapassadas provas escritas. Mas enquanto isso não chega tenho que estudar física-química-português-matemática-história&geografia e encarar o temido, nem tão temido assim vestibular.

14 comentários:

  1. Realmente existem muitos problemas ligados ao vestibular tradicional! Ele é injusto e tudo mais, porém ninguém pode negar que ainda é o método mais democrático de algúem entrar na faculdade.

    http://www.shitnessbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. passei por isso ano passado... perdi alguns quilinhos, rs
    mas o resultado final deu certo, passei em med! beijos

    ResponderExcluir
  3. ainda bem que eu to na 8 serie
    http://diariodealunos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. NOSSAAAA, parabéns! Medicina é um curso belíssimo!

    ResponderExcluir
  5. Gamer: daqui a pouco é a sua vez! Prepare-se não...!

    ResponderExcluir
  6. Já passei dessa fase, mas como dizem aqui a cigarra cantou então a prova da fuvest chegou.
    Sorte no vestibular.

    ResponderExcluir
  7. Putz, vou passar mais um ano de fora, quem sabe no ano que vem

    http://curiosomundodorock.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Ainda bem não estou nessa fase ainda! haha.
    Confesso que morro de vontade de chegar nessa parte. Sei lá, esse lance de fim da adolescência, início de responsabilidades é bem bacana no meu ver. Falta pouco para eu ficar com esse nervosismo todo também, hehe.

    ResponderExcluir
  9. Não gosto de pnsar no vestibular, me dá calafrios, sou meio neurótica!
    mas é isso aí, o que temos que fazer é nos preparar.... e que venha o vestibular!

    ResponderExcluir
  10. Eu não irei fazer vestibular, mas belo post e belo blog!!! Parabéns

    ResponderExcluir
  11. já passei desta fase, ainda bem. Não se desesperem, se você estudou para passar, você irá se dar bem. Bom vestibular para quem for fazer.

    http://umdiaentenderei.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. pois é amigo passei por isso e todos passam. a responsabilidade que jogam nas suas costas de que deve você tem de passar de qualquer jeito é assustadoras mesmo! na época que prestei vestibular, acabei fazendo um ecocardiograma e o caralho, tamanho o estresse! boa sorte!

    ResponderExcluir
  13. nem fala em vestibular q já me dá um desanimo. rsrs. mas fazer oq, como o amigo acima falou, o método utilizado é o mais democrático. então só depende da competência de cada um, e das suas oportunidades tbm.

    ResponderExcluir
  14. Legal. Você é de Pernambuco também?
    Dificilmente encontro blogs da terrinha.
    Já passei pelo vestibular e sei como é isso.
    :D

    ResponderExcluir