sábado, 30 de outubro de 2010

e você, ri do quê?

"Mãe, é verdade que as pessoas da nossa família, morrem de repente. Mãe!? Mãããããe??"

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, porque achamos graça da graça? 

Tipo, existem milhões - exagerei - milhares de cientistas que passam meses&meses buscando explicações para todo aquilo que é ligado ao ser humano, uma delas e mais engraçada, é porque o ser humano acha graça NAS MAIS VARIADAS E DIVERSAS COISAS
Porquê?

A resposta mais próxima do nosso cotidiano seria que todo humor é de certa forma, uma quebra no padrão mental. A piada começa fazendo sentido até o momento em que acontece um ruptura mental, nos nossos neurônios, e com essa ruptura a risada.

O humor é subjetivo. Aquilo que em você te faz graça já em mim não. Fazemos relações com situações passadas, achamos algo inusitado, algo sem graça... enfim, e a resposta de tudo isso é a-velha-e-boa-risada. Às vezes a diferença está no próprio gênero: mulheres gostam de homens que as fazem rir, já os homens gostam das mulheres que riem das piadas dele. 

O mais interessante de tudo isso é o que brasileiro, sempre  fudido, ferrado e lascado não achou nada mais inusitado&diferente que fazer piada. Somos, com a maior convicção, engraçados. 
A comédia americana é aquela comédia forçada, descarada, a do brasileiro é bem mais leve, mais cool, sem nenhuma formalidade, despretensiosa. Rimos daquilo que achamos graça, e pronto. As comédias internacionais são cheias de burocracias, se é que entendem.
E com isso criamos um mercado de comediantes enorme.


O Pânico e a sua ingenuidade, certas vezes mal compreendida por muitos. O CQC e eu tamanho humor inteligente, e a Globo, agora vem inovando após as idiotices de Casseta e planeta, trouxeram programas que tiram graça das situações familiares, desses laços que são trágicos sobretudo cômicos; Toma lá da cá, Junto e misturado, os caras de pau. 
Além dos diversos comediantes peregrinos que enriquecem nosso país com as famosas imitações; de Lula a Maria Bethânia, e esse novo lance da comédia stand-up, que traz uma nova roupagem à graça. A palavra tipicamente americana se tornou brasileira com esse toque que só nós colocamos. 

Ah, e ainda na idéia daqueles cientistas/psicólogos/estudiosos/antropólogos, para melhor entenderem esse lance do humor classificaram-o em 4 tipos, conheça-os e veja qualé o seu!

1. Humor agregador:
É aquela pessoa que conta piadas, faz gracinha de inulitidades afim de relaxar um grupo, acabar com uma tensão, até mesmo para unir esse grupo. Típico dos psicólogos pelo Brasiw aí a fora, que cansados das falidas dinâmicas apelam para o humor em seu sentido mais benéfico. Que maldade a minha.
Exemplo: A minha vizinha psicóloga com suas piadinhas infames pra me livrar do tpv. Tensão pré-vestibular

2. Humor agressivo: 
É o famoso humor inteligente, que usa de sarcasmos, ironia para manipular pessoas. As provocações é o instrumento mais utilizado. Do tipo: "AAAH, tá vendo aquele chinelo, ele é tão feio/horrível/bréga/horrorozo - faz cara de soberba - AAAAAAAH, desculpa - com uma carinha de sonço -  eu não sabia que você usava - manda uma rizada filha da puta no canto da boca. 
Exemplo: Felipe Neto

3. Humor Auto-depreciativo:
Sakas aquele gordinho que mora na sua rua, ou então aquela bixinha da sua sala? Ou seu tio pobre/lascado/fudido? Pronto, esses mesmos, eles não vivem fazendo piada de si mesmo? Pronto, tá-ái o humor auto-depreciativo. Que usam seus defeitos ou problemas como mecanismo de defesa. É engraçado e ninguém ousa tirar onda deles já eles próprios se denunciam, só nos resta rir de suas piadas.
Exemplo: Evandro Marcius que criou seu alter-ego; Cristian Pior. E o seu professor que vive dizendo: "Sou pobre.. porque quis ser professor?" Isso é auto-depreciação.

4. Humor otimista:
É o humor da Pollyanna, do jogo-do-contente. Que vê tudo pelo lado positivo. Muitas vezes leva à comédia para si mesmo, e não necessariamente aos outros. É o humor-de-bem-com-a-vida. Aquele que foi assaltado e observou e depois riu da roupa horrível que o ladrão estava usando. E também da sua própria reação: se mixou todinho(a) nas calças.
********Vai dizer que tu nunca se mixou nas calças?******
Exemplo: Quase que os 190 milhões de brasileiros espalhados nesse Brasiw-de-meu-Deus.

E aí, qualé o seu tipo de humor? Comentem aqui em baixo. Fikdik e até a próxima...

8 comentários:

  1. o pior de tudo é achar graça de um programa idiota igual o Pânico

    ResponderExcluir
  2. Entãao , eu particularmente adoro PANICO tbm é o único que me agrada, a Globo com turma do Didi e Casseta e Planeta acaba com minha paciencia, rs. Stand up é o que há ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu sou da galera do Humor agregador...
    Sexta feira, aula de Redação Publicitária. A professora fala.
    "O início do texto do seu anúncio deve ter um texto pra tapiar o leitor.Uma promessa. Logo em seguida vc´s, vem com o resultado. Promessa não enche barriga de ninguém.Tudo bem???"
    Eu- "Professora, discordo. Minha vizinha fez uma promessa e doou 12 cestas básicas. "
    Risos e aplausos, inclusive da professora.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Hahahahaha' Muito bons os tipos de humores... acho que o meu seria o humor agressivo, embora passe por outros tipos dependendo da situação! ;D

    Quando puder, comente: http://desquotidiano.blogspot.com/2010/10/promete-que-nao-me-esquecera.html

    ResponderExcluir
  5. hahahahahahahahahahaha! O melhor humor é o humor negro.... hehehehe

    T.S. Frank
    www.cafequenteesherlock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. vou ficar com o humor agressivo! só não acho q o felipe neto seja um bom exemplo, mas enfim... parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  7. o bom humor é relativo, eu particularmente adoro contar piada, mas ngm acha graça pq eu msma dou risada do começo ao fim (quando eu consigo chengar ao fim) rsrs !

    ResponderExcluir