segunda-feira, 11 de outubro de 2010

me diz, por que o céu é azul? explica a grande fúria do mundo

oioi gente, tive que ir a escola hoje! Não viajamos a nenhum lugar e não tinha essa desculpa para faltar aula, porque infelizmente o colégio não emendou todo feriadão, e vivi realmente fragmentos de um final de semana, extremamente massante, e tirei uma segunda-feira a tarde apenas para dormir.. e a noite até fomos ao shopping, eu, uma amiga, minha irmã e minhas primas, BBBUUUTT nada de pegar uma seçãozinha de cinema, ESTAVAM TODAS AS SEÇÕES LOTADAS, enfim, fomos para aqueles típicos jogos de fliperama e tudo se acabou em hambúgers, batatas-fritas, guaraná e sushi.


não pudi atualizar o bunitinho do meu blog porque a porra da internet não quis pegar.. fazer o que? tirei uma tarde apenas para dormir! Há algo melhor para se fazer..? O dia de hoje foi razoavelmente bem! Digo pela manhã. À tarde e à noite pudi aproveitar bastante. Apenas 11 alunos vieram à aula hoje, dos 31 maravarilhosos estudantes do 1° ano A, apenas alguns foram. A diretora fez questão de ir em cada sala de aula parabenizando pelo compromisso, sobretudo pelo dia das crianças, ****UEBAAA, ganhamos chocolate! 


Não tivemos de fato aula, na primeira por exemplo, a professora fez algumas anotaçõezinhas básicas e foi comentar a feira de ciências, na segunda o professor entregou provas e fez alguns comentários sobre nossas notas xxxxx, a outra abrimos uma seção de psicologia, o professor ao invés de dar aula, tadinho, contou sobre seus problemas pessoais! Tivemos ainda uma aula vaga e na aula de informática foi internet.. quer dizer, a galera teve, porque fui chamado pela coordenadora para ter S.O.E. Conversei algumas com o psicólogo lá da escola, ele como sempre dá alguns conselhos.. enfim.. não tivemos um dia de aula! 


Hoje, além de ser esse dia normalzinho, para piorar, ou melhorar, depende do seu ponto de vista faz 14 anos da morte de Renato Russo. O grande ídolo brasileiro que marcou sua geração e que eternizou toda sua obra. Renato fez história ao se declarar contra todas essas coisas caretas que alienavam os adolescentes. Eles, por sua vez, sentindo-se representados na voz tão calorosa, o apoiou. 




Renato falou sobre os temas mais variados possíveis, tratou do sentimento mais profundo como o amor, "ainda que eu falasse a língua dos homens, que eu falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria", Inspirando-se em escrituras da bíblia, a carta de São Paulo aos Coríntios, ainda que tenha ridicularizado o ser humano, "vamos celebrar a estupidez humana, a estupidez de todas as noções,  o meu país e sua corja de assassinos...".Ele cantou o drama da vida, o choro dos homens, a angústia, o medo. Tratou dessas relações recíprocas, escrevendo um verdadeiro hino, entre pais e filhos. Ao mesmo tempo que defendia os jovens, a chamada geração coca-cola, os condenava-os, "você diz que seus pais não te entendem, mas você que não entende seus pais, você culpa seus pais por tudo, isso é um absurdo."


Renato nunca teve medo de esconder quem é, e no momento em que se descrevia, direta ou indiretamente, escrevia também as pessoas ao seu redor. Narrou a vida de um tal de João de Santo Cristo que foi parar lá em Brasília. Narrou também um casalzinho, o Eduardo e a Mônica, ou Mônica e Eduardo, que juntos provaram que não existe razão nas coisas feitas pelo coração. 

Cantou sobretudo a sua verdade, essa defendeu com unha e dentes, e com seu jeito, meio que despojado, desinteressado, essa pinta de artista, misturado a uma dose de bom gosto que proporcionou-lhe músicas tão cantadas e tão admiradas. São verdadeiras músicas atemporais. A cada dia o "É PRECISO AMAR AS PESSOAS COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ'' me vem a cabeça com mais razão, com mais sabedoria, sem cessar.


"Sou a gota d'água, sou um grão de areia"
Renato Manfredini Júnior
27/03/1960 - 11/10/1996

6 comentários:

  1. você me diz que seus pais nao entendem mas vc nao entende seus pais,,

    E assim segue o ciclo de perguntas a serem respondidas

    ResponderExcluir
  2. Renato Russo marcou mais que uma geração...
    Ele falou o que muitas vezes apenas fazíamos sentir!
    Belo post!

    ;D

    ResponderExcluir
  3. Renato Russo é o cara...não conheço músicas melhores que as dele!! Ele realmente marcou toda uma geração!!! Parabéns pelo blog. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. R.R. (que não é o Soares) aqui e no começo do meu texto em homenagem ao dia das crianças lá no Declarando. That's life.

    Simpático seu blog. Estou seguindo.
    Bjs.

    www.declarando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que sua escola não emendou o feriado, nada mais correto.

    ResponderExcluir