quarta-feira, 22 de setembro de 2010

perto do coração selvagem..

sabe que hoje tive os semanais simulados de humanas, uma tarefa não tão simples, mas que já tornou-se uma rotina, e sinceramente foi uma atividade no mínimo proveitosa... As piores provas, no caso, a de gramática e de literatura, por serem totalmente questões abertas, para mim foram as provas mais deliciosas de fazer. Não como a língua portuguesa pura em gramática, mas como a linguagem aplicada a contextos diários.

a prova toda era baseada em textos, o que me chamou mais atenção... Eram textos diversos, pequenas frases, poesias que tinham uma ligação semântica entre si e esse era o grande mote. Fazer correspondências entre os textos de acordo com o que era pedido em cada questão. Os autores também eram bastante diversos; Guimarães Rosa, Fernando Pessoa, Drummond, toda poesia de Vinícius de Moraes. O que mais me impressionou foi uma frase do saudoso Rubem Alves, 
"tento enxergar a vida por metáforas"... 
É mais ou menos assim que a partir daí tentarei fazê-lo.

É tão mais simples enxergar a vida entre singelas analogias , as mais humildes comparações... A vida seria bem mais poética! Bem menos complicada... "A felicidade é como uma pluma que o vento vai levando pelo ar". Quem já ousou comparar a felicidade de um homem a uma coisa aparentemente inútil como uma pluma?

A metáfora, melhor do que nenhum outro mecanismo da linguagem e da vida, sobretudo, consegue tornar tudo mais prático, mais descomplicado, mais descontraído, tudo o que nós, enfim, necessitamos. 

O ser humano por mais complicado que é, vê a dificuldade onde não há. Ao compararmos, tornamo-nos parte integrante da natureza. Igualo-me ao botão que apeto agora, por ser matéria de uma só matéria. Coisas que apenas a metáfora permite.
"Sou como você me vê, posso ser uma brisa leve..."

assim como a metáfora, tudo soaria com mais exatidão se houvesse a política do eufemismo. Ao invés de ofendermos o próximo com palavras desagradáveis, a técnica do eufemismo deixaria tudo menos hostil e mais auspicioso. Ao invés dos socos e palavrões há maneiras muito mais inteligentes de resolver problemas.

 Se eu for passar um tempo apenas escrevendo métodos para se viver melhor, vou usar toda uma Gramática. Gramática?! sim sim, a linguagem, sobretudo, a língua tipicamente portuguesa nos identifica como brasileiros e cabe a nós portanto usa-la como meio vital para a socialização do ser humano como cidadão. 

Aaaah, a prolixidade, o princípio da educação e sabedoria, saber se expressar com concisão, com precisão com brevidade. "Escrever é contar palavras".

É por isso que na já esperança de seguir esse princípios básicos (e linguisticos) da sobrevivência, na saudade de um novo encontro, vou ficando por aqui

2 comentários:

  1. gostei da análise que vc fez, gosto dessas frases que aparecem em proas de humanas, eu começo a fazer reflexões no meio da aula (viajar) a partir dela

    Além da Pele: póstumo alternativo
    http://alem-da-pele.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostei da analise, vou indiciar seu blog para minha patroa, ela vai adorar.
    Gostaria que mais matérias pudessem ser usadas durante a vida

    ResponderExcluir